sábado, abril 30

O que fazem os políticos?


    Eu quero dizer, além do que sabemos (roubos, extorsão, desvios de $ públicos e outros tantos). Eu sei que muita gente não conhece a nossa “democracia”. É, você mesmo (um dos meus cinco leitores), que votou nas últimas eleições para... para o que mesmo ?

        Pois é, vamos aos termos chatos. Começando lá do comecinho, há três poderes que configuram (sim eu to falando bonito hoje, gente) nosso governo. 

1-          Executivo: Bem difícil, ele executa as leis.
2-         Legislativo: Esse é muito importante, pois faz as leis.
3-         Judiciário: ele deve(ria) garantir o cumprimento das leis.



    E a lei? Ah, a lei! (Do latim..., parei, sério). Atualmente é documentada na Constituição (aquele livro que todos têm em casa). Ela é formulada pelo presidente ou senadores ou deputados. Em seguida, é votada pelo Congresso ou Assembléia Legislativa. Aí vooolta para o presidente que (se Deus quiser e o diabo não atrapalhar) vai aprová-la. Chega, né? Coisa chata, eu nem gosto de Direito (em pensar que tem gente que vive disso). 

   Por último, mas não importante, vem a (corja) galera bonita. É, os caras que participam dessas instituições todas.

Deputados Estaduais: (qualquer semelhança com “estado” é mera coincidência. Ou não). Representam a [ironia] população [/ironia] em SEUS ESTADOS. Ou seja, fazem as leis, fiscalizam aí o governador, votam nas leis blábláblá wiskasachê.

Deputados Federais: são – apenas- 513. Também nos representam, mas agora o buraco é mais embaixo porque é para TOOODO O BRASIL.

Senadores: esses representam os direitos dos estados. Ao todo são 81 . Além de fazerem o mesmo que os outros, ficam de olho no presidente.

Governador: cuida do estado que lhe é incumbido. Nomeia secretários, cargos públicos, vê em qual (bolso) setor o dinheiro entra e quanto... por aí vai. 

Presidente: ele nomeia muita gente (tipo ministros e ... ministros, né). Representa o Brasil mundo afora, pode vetar, fazer leis provisórias. Só não pode (ter dez dedos) passar por cima do legislativo.

A grosso modo é isso que eu tenho a dizer, pessoal. Agora me dêem licença que eu preciso voltar para a procrastinação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário