domingo, janeiro 9

Admirável jovem novo

  10 de abril de 1984. Gritos rompem o silêncio da atroz da ditadura. Jovens vão às ruas estimulados pelo ímpeto da esperança, inquietos com a quietude do sistema, cansados de não poderem falar. Eles tinham o que dizer, eles tinham o que reivindicar. Nessa época não se falava em outra coisa. Os bares abrigavam estudantes politizados debatendo, faculdades em guerra (USP versus Mackenzie, esquerda versus direita), uma desordem em um caos sufocado. Sufocado pelo governo, pela imprensa, pela polícia. Mas não naquele dia. Naquele dia mais de um milhão de vozes clamavam pela liberdade. Jovens.
320 votos eram necessários para que houvesse eleições diretas. 298 foi o número que definiu a derrota. Mas a derrota ainda estava por vir ...
   A derrota, pelo que se sabe, veio com o fim das ideias. Por que enquanto houver ideias há de ter descontentamentos e, por sua vez, reivindicações. 10 de abril não conseguiu o que queria, mas no ano seguinte um novo presidente assumiria e estabeleceria as eleições diretas. A derrota veio, pois, anos mais tarde, lenta e silenciosa, quase imperceptível aos desatentos.
A liberdade de expressão foi o primeiro passo para o desinteresse. Se tudo que é proibido é mais gostoso, o que é permitido é não tem o mesmo sabor.Pouco a pouco o assunto nos bares mudou: agora é futebol, é o carnaval, é a novela, é aquela música sem voz que agrada a todos. Não tem mais espaço para a política.
   Talvez não gostemos de política porque é chato, ou talvez ninguém tenha nos dito sobre ela. Nas escolas a história só nos leva até o governo FHC (sei mais do governo de D. Pedro II do que do atual), nas casas nossos pais - quem sabe - reclamem da corrupção, na mídia já não sabemos se podemos confiar. É demais pedir para um jovem de 18 anos ler notícias chatas de política por sua conta e risco. Igualmente demais é roubarem nosso dinheiro sem que saibamos. 
   Esse admirável jovem novo é - na verdade - o que restou do abominável jovem velho. Conservam-se as ''drogas e o rock'n roll'' e eliminam-se as antigas conversas de bares. Conserva-se a imaturidade e eliminam-se as ideias.


 

Um comentário:

  1. admiravel jovem novo, pq leu admiravel mundo novo, ou sei la que bosta de livro é.

    ResponderExcluir